Qualquer tendência se baseia no comportamento do mercado em si e nos hábitos de consumo cujas informações são alcançadas por pesquisas de mercado. E a Di Santinni entende a importância de acompanhar com afinco essas tendências visando o crescimento da companhia como um todo.
A tecnologia de forma geral vem ganhando espaço em vários segmentos, o setor de calçados é um deles.
A Di Santinni, uma das maiores varejistas de calçados do país, tem se adaptado bem às mudanças e transformações, inovando seu negócio através da tecnologia. Uma ótima notícia para franqueados, consumidores e para quem quer investir com segurança.
Di Santinni, uma história de transformações
É na década de 80 que a marca inicia suas atividades como fábrica de sapatos, buscando trazer para o mercado modelos exclusivos e diferenciados com preços justos. Em 1986 a veia varejista se mostra mais forte, e a primeira loja Di Santinni chega ao mercado, se tornando referência em varejo de calçados para toda a família.
A Di Santinni é reconhecida como uma das 3 maiores varejistas de calçados multimarcas do país, com um mix de produtos variado, 120 lojas (com previsão de aumento em 2023), e mais de 1200 colaboradores diretos.
Seguindo as tendências do varejo, a marca investe em tecnologia e na expansão de franquias. Vale mencionar que a marca conquistou em 2023, o Selo de Excelência em Franchising concedido pela Associação Brasileira de Franchising (ABF).
As principais tendências no varejo de forma geral
No mês de janeiro, na NRF 2023, maior feira de varejo do mundo, o instituto Euromonitor apresentou 5 grandes tendências no varejo para marcas e empresas começarem a pensar e se planejar.
1 – Tecnologia e humanização caminhando juntas
A inserção da tecnologia no varejo não é de hoje e segue em alta. A Di Santinni, por exemplo, tem modelo de loja tecnológico aliando inteligência e expertise de mercado para agilizar o atendimento do cliente sem perder a qualidade e a humanização.
De acordo com Michelle Evans da Euromonitor, 80% dos consumidores de até 29 anos de idade se mostram acostumados a interagir com algum tipo de automação durante o consumo, das mais diversas naturezas.
Ainda segundo o estudo, 55% dos varejistas disseram planejar investir em Inteligência Artificial; 42%, em Realidade Aumentada ou Virtual; e 38%, em robótica e automação.
A Di Santinni tem o DS Lab, um departamento todo voltado para o desenvolvimento de tecnologia. Através do exclusivo sistema Provenda, os vendedores solicitam o produto ao estoque sem a necessidade de deixar o cliente sozinho no salão, tendo o calçado em mãos em no máximo 43 segundos, quando em outras lojas levam em torno de 4 minutos.
Entretanto, toda a tecnologia precisa ser acompanhada de um atendimento humanizado, ou seja, nem tudo deve ser automatizado. O ideal é um híbrido de máquina e humano oferecendo o melhor ao consumidor.
2 – Cuidado com as finanças
Os consumidores andam cada vez mais preocupados com o orçamento familiar, isso implica um cuidado com as compras. De acordo com os dados da Euromonitor, 25% dos consumidores pretendem reduzir os gastos em 2023.
A vantagem de uma varejista de calçados como a Di Santinni com um vasto mix de produtos é poder oferecer marcas e preços que podem se encaixar nas possibilidades de cada consumidor.
3 – Sustentabilidade
Sustentabilidade segue sendo uma pauta importante para boa parte dos consumidores. Por isso, a preferência por marcas e produtos de longa durabilidade e com um viés ecológico a fim de desgastar o menos possível o meio ambiente e diminuir a produção de lixo.
A pesquisa do Euromonitor aponta que 45% dos varejistas planejam investir em iniciativas sustentáveis nos próximos 5 anos. Neste sentido, a Di Santinni já deu um passo à frente com a construção da sua usina de energia solar.
4 – Retorno ao convívio social
Após um longo período de isolamento, os consumidores querem voltar a circular em ruas e shoppings. 39% dos consumidores digitais desejam aumentar as atividades diárias nos próximos 5 anos.
5 – Público jovem
Segundo o Euromonitor, 30% dos jovens tomam decisões com base na postura política e social das empresas e 24% vão boicotar marcas que não compartilham dos mesmos valores que eles. Daí a importância do propósito da marca e um bom relacionamento com o consumidor.
A Di Santinni está mais do que dentro das tendências do varejo. É um negócio que está atento às mudanças do mercado, respondendo com velocidade a cada uma delas. Tudo para manter a relevância da marca, a importância das operações para satisfazer o consumidor e, claro, para dar saúde financeira aos negócios.
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