Uma das grandes vantagens de investir no modelo de franquia é o acesso não só à expertise do negócio, à metodologia e processos e à marca reconhecida, mas principalmente à oportunidade de aprendizado contínuo através dos treinamentos e capacitações oferecidos pela rede franqueadora.
Desde antes da abertura até a continuidade das operações, franquias como a Di Santinni investem no compartilhamento de conhecimento para a melhoria dos profissionais envolvidos, de produtos e serviços e, principalmente, da qualidade do atendimento ao cliente.
É de vital importância participar dos cursos e capacitações que a rede franqueadora oferece. Neste artigo, vamos demonstrar o motivo.
Dinâmica de mercado
Todo mercado é dinâmico. Muda constantemente. Seja pelas vias da tecnologia e da inovação, seja pelo comportamento de consumo, questões ambientais, sociais e políticas. Nada é estático ou dura uma eternidade, por isso é necessário aprender coisas novas sempre.
Estar antenado com as tendências, com as demandas de novos perfis de clientes e com as mudanças nas mais diversas legislações, só para citar alguns exemplos.
O que aprendemos há 10 ou 5 anos muitas vezes já caiu em desuso pelo avanço tecnológico ou por transformações sociais. Ou mudamos e acompanhamos as evoluções ou ficamos para trás perdendo espaço para a concorrência.
A alta competitividade do mercado em geral, seja de qual segmento for, exige cada vez mais conhecimento e inserção em novos mundos. Diante deste cenário, é até uma questão estratégica se manter atualizado e aproveitando cada oportunidade de treinamento oferecido pela rede franqueadora.
Qualificação, desenvolvimento e diferenciais competitivos
Treinamentos em si promovem mudanças que por muitas vezes não são percebidas de imediato, mas que, no dia a dia de operação da franquia, vão mostrando sua importância e gerando ainda mais valor, afinal, treinamentos são estratégias imprescindíveis de capacitação profissional e desenvolvimento humano.
Através dos treinamentos a franquia consegue dispor ao seu cliente um serviço mais qualificado e adequado às suas necessidades e desejos, além do mais, uma equipe bem capacitada se mantém mais integrada e conectada, realizando suas funções de forma mais produtiva, proporcionando um clima saudável e harmônico de trabalho.
Os treinamentos são um meio de se atingir um diferencial competitivo, pois podem resultar em agilidade de processos, atendimentos em nível de excelência, um serviço mais completo e assertivo, menos erros nas operações diárias e mais uma série de outras melhorias que serão facilmente percebidas pelo cliente na entrega daquilo que ele busca.
Treinamentos e desenvolvimento de pessoas
Os treinamentos oferecidos pelas franquias costumam se voltar tanto para os franqueados quanto para sua equipe. É uma grande oportunidade para o desenvolvimento de diversas habilidades, não somente do ponto de vista técnico, como saber operar um aplicativo, por exemplo, como também o desenvolvimento das soft skills, ou seja, as habilidades mais comportamentais que fazem toda a diferença na lida diária de trabalho e relacionamento com as pessoas, sejam colegas, clientes, fornecedores e até mesmo concorrentes.
Uma outra questão referente aos treinamentos é a motivação que provoca nas pessoas, uma vez que permite a elas aprender cada vez mais e colocar em prática imediatamente. Outro ponto positivo é a possibilidade de crescimento profissional que a experiência e o conhecimento adquiridos promovem.
Fortalecimento da relação rede franqueadora e franqueado
O negócio da franquia se sustenta por basicamente dois pilares. Um deles é a parceria entre as partes envolvidas e a troca que há entre elas: de um lado franqueadora cedendo sua marca e know how, do outro, o franqueado investindo e contribuindo para a expansão do negócio.
O outro é a padronização. A franquia é um negócio replicado e é justamente nisso que reside boa parte do seu diferencial e sucesso. O consumidor vai em busca do que ele já conhece ou que já ouviu falar e precisa encontrar justamente o que espera.
São justamente os treinamentos que irão fortalecer a cultura da empresa e da marca, deixar claro o propósito e o que se espera de cada um para que a marca siga forte. É também por meio dos treinamentos que a equipe conhecerá os meios e os processos de produção e isso gera um maior e melhor entendimento de por que determinadas coisas são da forma que são.
A Di Santinni promove treinamentos e capacitação desde a abertura da franquia e segue com suporte e apoio para que o negócio do franqueado tenha sucesso. Seja um franqueado Di Santinni: https://franquias.disantinni.com.br/seja-um-franqueado