A cultura de liderança implica em práticas e princípios que visam incentivar e oferecer suporte aos colaboradores para que se tornem e ajam como líderes. Além de permitir um ambiente mais colaborativo e harmônico, onde os profissionais se sentem mais respeitados, acolhidos e motivados a crescer, a cultura da liderança prepara os funcionários para lidarem melhor com desafios e dificuldades.
Em se tratando de franquias, é importante estimular a cultura da liderança entre os franqueados e também em suas equipes para que estejam capacitados a alcançarem seus objetivos.
O papel de um líder
Diferentemente de um cargo, liderança tem mais a ver com postura, relacionamento e lidar com conflitos, desafios e dificuldades. Um líder é antes de tudo generoso. Ele compartilha conhecimento, ele troca informações.
Observar a equipe e perceber potenciais e dificuldades é outra tarefa de competência do líder. A partir dessa percepção, ele será apoio para o desenvolvimento, crescimento e aprendizado dos seus colaboradores, extraindo deles o melhor e contribuindo para que lidem com mais facilidade com suas dificuldades e limitações e aprenda a superá-las.
Cabe ainda ao líder criar oportunidades de aprendizados para os colaboradores, oferecendo cursos, capacitações e demais programas educativos, mentorias e outros recursos de ensino-aprendizagem.
Cultura de liderança x franquias
No modelo de negócio de franquia, o franqueado monta a sua própria empresa baseada na cessão de uso de uma marca já reconhecida no mercado. Ele passa a integrar uma rede da qual recebe apoio e suporte, desde a busca por um ponto de venda até consultoria de gestão ao longo da vigência do contrato.
A marca, por sua vez, expande seus negócios sem o peso e o custo de uma filial. Há então uma relação de interdependência entre franqueadora e franqueado, que gera uma relação de contrapartidas. Cada um dá e recebe e todos ganham.
Nesse sentido, cabe à franqueadora, não somente determinar e selecionar o perfil que busca em um franqueado, como também prepará-lo para liderar a sua franquia de modo a torná-la mais rentável, próspera e longeva. Se tornar um líder também é uma vantagem para o franqueado. Ele estará mais bem capacitado para gerir o seu negócio, alavancar vendas e obter retorno e sucesso.
Esse é o grande propósito de criar a cultura de liderança em uma franquia. Mas como fazê-lo? A Di Santinni, além de uma relação próxima com cada um dos seus franqueados, oferece treinamento regulares e sob demanda para atender às necessidades que podem ser diferentes em cada unidade.
A cultura da liderança na prática
Para implementar a cultura da liderança, é preciso primeiro estabelecer metas e objetivos. O que a rede quer alcançar e em que período de tempo, podendo esse tempo ser estabelecido por cada unidade.
Segundo, é fazer entender ao franqueado que ele está sendo empoderado, preparado para ser um grande e diferenciado gestor. Isso motiva a entender a importância do que é oferecido pela rede e também a sua participação.
Suporte, treinamento, capacitações, tudo isso deve ser oferecido o máximo possível e em diversos formatos. Sejam universidades corporativas, sejam cursos online ou presenciais, seja com uso de ferramentas de tecnologia. Cada rede deve buscar o seu caminho ou caminhos.
Liderança tem a ver com proatividade e criatividade. É preciso estimular e incentivar isso no franqueado que tem a ideia equivocada de que, por se tratar de franquia, nada de diferente pode ser feito. Padrões mudam de tempos em tempos.
Por fim, estimule a colaboração e a comunicação transparente, assertiva e não violenta. Não se cresce sozinho. Todo trabalho de resultados é um trabalho de equipe.
A Di Santinni, mais do que franqueados, quer formar líderes. Conheça nossas propostas e faça parte da nossa rede.