As vantagens de investir no segmento de calçados

jun 12, 2023

O setor de sapatos, tanto indústria, quanto comércio, vêm mostrando uma ótima recuperação nesse cenário de retomada pós pandemia.

Segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados – Abicalçados, em janeiro a indústria de calçados fechou o mês com 297,7 mil pessoas empregadas na atividade, 7% a mais do que no mesmo período de  2022.

A exportação do produto brasileiro segue recebendo incentivos e investimentos que tornam o setor uma grande oportunidade de negócios. Porém, o mercado interno projeta um crescimento importante, ainda mais optando pelo modelo de negócio de franquias, que implica em mais força e segurança através de uma marca já reconhecida pelo mercado, como é o caso da Di Santinni.

O mercado de calçados

O ano de 2022 foi marcado pela recuperação pós-perdas geradas pela Covid-19. Dados da Abicalçados demonstram que entre os meses de janeiro e novembro, as exportações chegaram a 129,2 milhões de pares e US$ 1,2 bilhão, crescimento de 16,7% e de 49%, respectivamente, comparados aos mesmos meses do ano anterior.

Ainda segundo a Abicalçados, o mercado interno deve ter mais participação no desempenho do setor no ano de 2023. Enquanto em 2022 houve um pico nas exportações de calçados, espera-se para 2023 algo um pouco menor, porém, mantendo-se em média 15,3% acima de 2019. “Já o mercado doméstico, que responde por cerca de 85% das nossas vendas, deve ter maior relevância para o desempenho”, avalia Haroldo Ferreira, presidente-executivo da Abicalçados.

Franquia, a melhor opção para investir no segmento de calçados

Com o mercado de calçados se mantendo firme, ainda que alguns desafios se apresentem no caminho, não restam dúvidas de que investir neste segmento é uma opção com boas promessas e projeções sólidas de resultados.

Aliando calçados com o modelo de negócio de franquia, as chances de sucesso se expandem progressivamente, afinal, o franchising é a opção mais segura para montar um negócio.

As vantagens de optar por ingressar no mercado voltados para os pés via franquia passa por características que somente este formato de negócio apresenta:

  • Plano de negócio existente e testado: o empresário inicia sua empresa com métodos e processos já elaborados, em andamento e com comprovação de estarem funcionando.
  • Marca já reconhecida no mercado: o processo de construção de imagem de marca é lento e requer muito investimento. Ao optar por franquia, o empreendedor conta com uma marca não só aprovada pelos consumidores, mas também desejada por eles em cidades onde ainda não existem pontos-de-venda.
  • Suporte e apoio da franqueadora – começar um empreendimento sozinho exige muito esforço, persistência e superação de obstáculos. Via franquia, o franqueado conta com toda a expertise da franqueadora, bem como suporte e apoio desde a abertura de loja até consultorias, treinamentos e capacitações ao longo do funcionamento do negócio.
  • Projeção de custos e receitas: uma rede de franquias permite projeções mais assertivas de investimentos e retorno, tanto em relação a tempo como valores. Por isso, o futuro franqueado tem como se planejar mais efetivamente em relação a investimentos, capital de giro e payback.

Di Santinni, a franquia de calçados onde você pisa com firmeza

Mais de 4 décadas de experiência de mercado, vendas acima de 11 milhões de pares de sapato por ano, 119 lojas espalhadas em todo o país, cartão de crédito próprio facilitando para lojistas e clientes, modelo de atendimento omnichannel, uso de tecnologia própria para controle de estoque e agilidade das vendas, além de uma marca reconhecida como de qualidade e alto valor agregado.

Mais que isso, a Di Santinni oferece ao franqueado royalties sobre as vendas, ou seja, você só repassa o que vende efetivamente, payback de 24 meses e modelo de loja de rua ou shopping, mais serviços de apoio e suporte.

Investir no segmento de calçados é mais seguro e rentável com a Di Santinni. Seja um dos nossos franqueados. Acesso: https://www.disantinni.com.br/franquias.html

Di Santinni