A Di Santinni é uma marca que entende a dinâmica de mercado, as demandas de consumo e os diferentes perfis de consumidores e também de franqueadores. Por isso, criou uma estratégia de varejo que dispõe de dois modelos de lojas: as de rua e as de shopping.
Ainda que em termos de estrutura não se diferenciem muito, a localização, de shopping ou rua, faz diferença tanto na operação quanto em atendimento e custos. Neste artigo vamos explicar melhor as diferenças.
Modelos de negócios: a importância do ponto de venda
É sabido que empreender via franquia traz diversos benefícios como suporte, apoio, a existência de um plano de negócios e, claro, começar um empreendimento com uma marca já reconhecida no mercado. Entretanto, isso não diminui a importância da escolha do ponto de venda.
O PDV é a vitrine dos seus produtos. É para lá que seus clientes devem se deslocar, por isso, essa escolha precisa estar alinhada com o perfil do público que você deseja atingir. Também é indispensável pesquisar e visitar o local em diversos horários do dia para sentir o fluxo de pessoas, a iluminação, a segurança e a facilidade de mobilidade, estacionamento e outras questões.
Investir em um ponto de venda, seja através de compra ou aluguel, reforma e manutenção, requer grandes valores. É preciso estar seguro da escolha do PDV.
Lojas de shopping ou de rua têm suas vantagens e desvantagens, o critério de escolha tem a ver com sua estratégia de negócios, perfil de público e verba disponível para investimento.
O potencial das lojas de rua
A vida corrida e necessitando cada vez mais de praticidade nos leva naturalmente a pensar em shopping centers como a melhor opção para um ponto de venda. Mas não é exatamente assim que funciona o mercado. Há muita coisa acontecendo fora dos shoppings, com toda a dinâmica da cidade.
Conheça o que é interessante em modelos de negócios com ponto de venda em lojas de rua:
- O cliente “não aproveita” para ir à sua loja, ele tem um interesse legítimo no que você vende, que pode ser aproveitado com fins de relacionamento;
- A loja de rua facilita a reforma do PDV na abertura da franquia;
- Basicamente quem define o horário da loja de rua é o proprietário do negócio;
- Dá mais flexibilidade para ações promocionais da franquia por não precisar seguir calendário dos shoppings;
- Menor rotatividade de funcionários e de fluxo de pessoas;
- Possui banheiros exclusivos;
- Dias de chuva interferem no fluxo de cliente;
- Caso não tenha estacionamento próprio ou próximo, dificulta um pouco para os consumidores;
- Depende mais da segurança pública.
Entre os aspectos das lojas de rua, há vantagens e desvantagens enquanto empreendedor. É importante avaliar o que se encaixa melhor em seus anseios.
Diferenciais das lojas de Shopping
As lojas de shopping apresentam vantagens importantes como segurança, conforto e estacionamento. Além do mais, os shoppings, como preferem franquias a lojas comuns, podem oferecer facilidades aos franqueados.
Ainda assim, alguns aspectos podem ser considerados negativos para casos específicos. Mais uma vez, reiteramos a importância de avaliar caso a caso.
- A estrutura de segurança mais robusta;
- Estacionamento amplo, seguro e, muitas vezes, coberto;
- Fluxo constante de pessoas, contudo, nem todas com o perfil de sua marca;
- Ambiente climatizado;
- Precisa seguir o calendário promocional do shopping;
- Maior chance de compra por impulso;
- Valores mais altos para o lojista;
- Costumam ter várias lojas de marcas concorrentes diretas.
Não há dúvidas de que a expansão dos shopping centers no Brasil abrem um mercado amplo nas cidades. Eles criam uma cultura de consumo local e atraem grandes marcas para seu interior. Por isso, é sempre bem vantajoso atuar nesses espaços.
Contudo, as lojas de rua mantêm a tradição do comércio popular e atraem, da mesma forma, um bom perfil de público, que é essencial para o sucesso das operações.
A Di Santinni tem projeto arquitetônico e modelos de negócios para as duas situações, lojas de shopping ou de rua. Avalie, conheça melhor os detalhes e fale conosco.