Dicas de como encantar o consumidor final

out 24, 2023

A satisfação do cliente é o benefício mais básico que se pode oferecer. É o mínimo que ele espera de uma marca, produto ou serviço. Cada vez mais exigentes e com uma diversidade de opções para atender às suas demandas, o consumidor precisa ser encantado para ser conquistado. Em tempos de jornadas e experiências de compra, encantar implica uma série de ações.

Listamos algumas dicas de como encantar o consumidor final e trazer ainda mais rentabilidade para sua franquia.

Mais que atendimento, relacionamento

O relacionamento é algo que deve ser buscado e construído como forma de diálogo perene entre você e o seu consumidor final. Somente através do diálogo é possível ter feedback sobre o que você oferece e o que o cliente recebeu de fato.

O diálogo permite ainda que o cliente coloque suas alegrias e dores e você deve estar atento e valorizar essa escuta, pois ela permitirá que você direcione os seus esforços de maneira assertiva. Seja através de novos produtos, de inovações ou melhorando o atendimento em si.

Para realizar essa interação, é só se fazer valer dos meios existentes, como os tradicionais SACs, 0800, Ouvidoria, formulários de contato, telefone ou e-mail. Além deles, o uso de redes sociais é uma excelente opção, pois é lá, navegando e interagindo com pessoas e marcas, que estão os consumidores.

Contudo, nada substitui o olho no olho, não é mesmo? Portanto, é preciso uma equipe bem treinada não somente para vendas, que deve ser encarada como consequência, mas para atender bem o consumidor, buscando lhe entregar a solução que ele necessita. Mais uma vez, a escuta atenta é o melhor caminho. A gentileza também faz parte da receita.

O ambiente de loja também serve para encantar

Os modelos de loja Di Santinni, como em muitas franquias, são padronizados, mas isso não implica que não há nada a fazer, muito pelo contrário. Um ambiente encantador não é somente um projeto arquitetônico, é a limpeza, a manutenção das coisas para que nada esteja quebrado ou fora do lugar, a organização e o clima.

Um bom clima depende principalmente da relação das pessoas da equipe de loja, de como interagem, do estado emocional e da satisfação em estarem ali. Essa é uma tarefa que cabe ao líder, a mesma escuta dada ao consumidor deve também ser oferecida ao colaborador.

Um funcionário satisfeito passa essa alegria ao consumidor, que por sua vez se sente confortável no ambiente e, por isso, se torna propenso à compra, ao retorno diversas outras vezes e enfim à fidelização.

Gestão do tempo

Tempo é um dos principais ativos de uma pessoa e por isso ela não quer perdê-lo, mas sim usá-lo em benefício próprio. Filas, demora no atendimento e na hora de realizar pagamento são coisas das quais o cliente quer fugir.

Para encantar o cliente, é preciso criar mecanismos e processos que demonstrem que ele não levou mais tempo que o necessário para ter acesso àquilo que buscava.

O sistema da Di Santinni é uma das provas que a utilização da tecnologia, direcionada para o atendimento ao cliente, gera resultados não só diferenciados com relação a outros atendimentos no varejo, como duradouros pensando em melhorar essa experiência de compra e fidelizá-lo para as próximas. Essa tecnologia permite que o produto chegue até o cliente em aproximadamente 1 minuto, do momento que ele foi solicitado, até a chegada do item no salão de vendas. Antes, isso levava cerca de 5 a 7 minutos e muitas vezes o vendedor nem encontrava o  que de fato foi escolhido pelo cliente.

Mas além de velocidade, o sistema permite também a precisão da disponibilidade do produto em  estoque, tanto da loja, quanto do centro de distribuição da rede.

Conveniência

O consumidor quer praticidade e facilidade no consumo. Quanto mais canais de acesso entre ele e o produto que deseja, melhor, e maiores as chances de efetivação das vendas. A Di Santinni trabalha com a omnicanalidade de fato, uma estratégia em que os canais se complementam, não competem entre si e estão acessíveis ao consumidor como ele precisa que esteja.

Além das lojas físicas espalhadas pelo país, é possível comprar também pelo e-commerce.

Encantar o cliente é sobretudo oferecer e prestar atenção a ele. A Di Santinni segue bem todas essas dicas. Seja um dos nossos franqueados. https://franquias.disantinni.com.br/seja-um-franqueado

Di Santinni