Franchising como opção de investimento mais seguro

maio 26, 2023

Empreender é para muitos a oportunidade de ter controle do próprio tempo e realizar o sonho do negócio próprio. Contudo, muitos possíveis empresários não seguem adiante por medo dos riscos inerentes ao empreendedorismo. O modelo de franchising se apresenta então como uma forma segura de empreender, já que através dele o empreendedor não está sozinho, mas fazendo parte de uma rede.

Conheça as vantagens e a segurança de empreender via franquia.

Entendendo o modelo franchising

Para entender a segurança do modelo de negócio via franchising, vamos compreender o que ele é em sua essência.

O franchising ou ainda no português, franquia é um negócio que atingiu o sucesso escalável, ou seja, com possibilidade de expansão sem a necessidade de permanecer no mesmo dono. Dessa forma, o dono da marca concede a outros empreendedores o direito de abrir novas unidades do negócio utilizando a sua marca, além de todo o know-how e expertise que ele adquiriu ao longo do tempo.

Em contrapartida, o franqueado paga algumas taxas ao franqueador e segue o padrão de negócio estipulado por ele. Só assim, o consumidor da marca terá o mesmo produto e qualidade do serviço em qualquer lugar do país onde haja uma unidade de franquia.

Toda essa troca é regida primeiramente pelo documento de nome COF – Circular de Oferta de Franquia, onde são dispostas regras, custos em detalhamento, obrigações e direitos de todas as partes envolvidas. O que garante total conhecimento do futuro franqueado sobre a franquia e a certeza de estar realizando um bom negócio.

O mercado de franchising para 2023

Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), em 2022, o setor de franquias faturou R$ 211,4 bilhões. Um número importante, ainda mais vindo de um período de queda e recuperação por conta da pandemia de Coronavírus.

O cenário para 2023 já se mostra ainda melhor com projeções de um crescimento no faturamento entre 9,5% e 12%, reiterando a força desse modelo de negócio.

A segurança do franchising continua em alta, e a recuperação do setor mostra a sua flexibilidade e resistência a crises. Ainda que cada unidade seja um negócio próprio, ela faz parte de uma grande rede que se auxilia e se fortalece mutuamente. Diante disso, investir em franquia não só possibilita iniciar um negócio com muitas vantagens, em especial a segurança, como contribui para o fortalecimento contínuo do setor.

Uma tendência forte para 2023 é o chamado franchising 4.0, ou seja, o uso da tecnologia para o crescimento exponencial do negócio. Foi prevendo essa tendência que há 2 anos atrás, a Di Santinni desenvolveu a DS Smart, seu modelo de negócio pautado por inovação e tecnologia.

Esse sistema permite integração dos canais online e físico, atendimento rápido ao cliente que está na loja, maior controle e organização do estoque – que muitas vezes conta com milhares de pares armazenados, entre outros aspectos atrelados a um sistema único de gestão que é a DS Smart.

As formas de pagamento também seguem se modernizando e ganhando força no franchising, como o PIX, pela facilidade e custo zero, e o private label ou cartão de crédito próprio, que além de fidelizar clientes promove uma série de vantagens para as franquias e usuários. Um bom exemplo é o cartão próprio Di Santinni, o DS Card, que além de facilidades no pagamento ainda dispõe de seguro de vida e plano odontológico, só para citar alguns benefícios extras.

Vantagens do modelo de negócio de franquias

Sem sombra de dúvidas, uma das mais importantes vantagens de se investir em franquias seja justamente o fato de empreender como parte de uma rede, ou seja, não começar um negócio sozinho nem “do zero”.

Isso leva a outras vantagens tais como:

  • Iniciar um negócio com marca já estabelecida no mercado – construir uma imagem de marca não é uma tarefa fácil, exige tempo e grandes investimentos, por isso, iniciar um empreendimento já tendo acesso a uma marca reconhecida pelo mercado traz segurança e consumidores.
  • Plano de negócio elaborado e testado – através de uma franquia, se investe em um empreendimento no qual já existe um plano de negócio estruturado e testado no mercado, em outras palavras, métodos e processos que já funcionam e dão resultados.
  • Suporte e apoio – faz parte do modelo franchising o suporte e apoio ao franqueado desde antes da abertura da unidade. A escolha do ponto comercial, o projeto arquitetônico e treinamento de equipe, por exemplo, são parte do contrato. Para depois, existem as capacitações, consultorias e integração entre os franqueados.
  • Estratégias de marketing – as ações de comunicação e marketing costumam ser realizadas pela franqueadora como parte da estratégia de fortalecimento da marca.

Conheça as vantagens de empreender com a Di Santinni e seja um dos nossos franqueados. Acesse: https://www.disantinni.com.br/franquias.html

Di Santinni