O perfil dos clientes Di Santinni

nov 17, 2023

Todo negócio nasce para atender um público específico, do contrário, está fadado ao insucesso. Quando a Di Santinni definiu o perfil dos seus clientes, estava, junto a isso, definindo também os caminhos de como faria suas escolhas estratégicas. Afinal, produção, distribuição, comercialização, marketing e comunicação são atividades realizadas em prol do atendimento da demanda do cliente.

Conhecer o público-alvo de uma franquia permite estar ciente de quem será o consumidor do seu negócio. E isso, sem dúvidas, deve ser um fator primordial na escolha de qual franquia irá investir. 

Por isso, neste artigo, abordaremos sobre quem é o público Di Santinni. Você vai perceber que é um dos melhores públicos para se trabalhar no varejo e vai querer muito ser um dos nossos franqueados.

A importância da definição do público consumidor

O entendimento de perfil de clientes pode ser compreendido como uma soma de características, comportamentos e valores de um conjunto específico de pessoas em relação a um produto, serviço ou marca. 

Vale salientar que uma mesma pessoa pode estar inserida em diferentes perfis de clientes. Por exemplo, um atleta também pode ser advogado, portanto, ser alvo de calçados esportivos e sociais ao mesmo tempo. Dessa forma fica claro, para quem tem um negócio, que o seu público não é exclusivo do seu negócio, porém, o seu negócio deve ser o preferido dele no seu segmento. 

Entre as características que traçam o perfil de um público temos:

  • Fatores culturais;
  • Fatores sociais;
  • Fatores pessoais;
  • Fatores psicológicos. 

Ou seja, o lugar de nascimento, local de moradia, as raízes familiares, se casado ou solteiro, se com filhos ou não, se tem animais de estimação, se é ansioso, compulsivo, se funcionário ou autônomo, se religioso ou não, tudo isso irá interferir em quem essa pessoa é e como é o seu comportamento de consumo.

Só analisando essas particularidades, é possível permitir a construção de um relacionamento e compreender as demandas e desejos, ou seja, o que querem comprar e por qual motivo. O mais importante é saber por que produtos ela se interessa e qual a melhor forma de oferecer o que você tem a vender.

Há diversos estudos e pesquisas sobre o comportamento do consumidor que auxiliam nas estratégias de marketing e permitem conquistar o público do seu interesse. Também é possível contratar empresas de pesquisas e realizá-las de forma personalizada. Ou ainda implementar as chamadas pesquisas de satisfação na hora ou depois da compra, inclusive digitalmente.

As pesquisas costumam ser um norte de como dialogar com o cliente, entender suas dores e propor as melhores soluções. Definir o público é fundamental para estratégias mais assertivas e rentáveis. Isso a Di Santinni fez e faz como deve ser.

Como se comportam as classes C e D

As classes C e D, junto com a E, representam 80% da população do país, segundo estudo da Opinion Box de 2022.  De acordo com a definição de mercado, a classe C é composta por pessoas com renda domiciliar mensal declarada entre R$ 2,9 mil e R$ 7,1 mil – ou seja, de 2 a 5 salários mínimos (valores de 2022). Já a classe D é composta por pessoas com renda domiciliar mensal declarada de até R$ 2,9 mil – ou seja, até 2 salários mínimos (valores de 2022).

Ainda segundo o Opinion Box, 3 em cada 4 pessoas pertencentes às classes C e D possuem cartão de crédito, sendo que 36% têm entre 3 e 5 compras parceladas e somente 10% não têm nenhuma compra parcelada atualmente. 53% afirmam que a possibilidade de parcelar as compras permite que elas possam consumir mais coisas.

As classes C e D são, portanto, a maior parcela da população e têm poder de consumo, desde que tenham acesso a preços vantajosos e parcelamentos. 

É importante ressaltar que os consumidores das classes C e D buscam produtos que aliem custo x benefício e buscam também marcas de qualidade.

O perfil dos clientes Di Santinni

A Di Santinni, que começou com uma fábrica de calçados nos anos 80, hoje figura entre as 3 maiores calçadistas multimarcas do país, com mais de 120 lojas, mais de 1200 colaboradores diretos e 5.200 SKUs.

Com estratégia de marca e vendas voltada para as classes C e D, oferece produtos de marcas diversas e conhecidas do público, com calçados a um preço médio de R$ 69,00. Criou um cartão de crédito próprio e investe em omnicanalidade, inovação e tecnologia para melhorar cada vez mais o atendimento e melhorar a experiência do cliente.

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Di Santinni

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