Ao escolher empreender via modelo de franchising, os franqueados encontram um aliado indispensável: o consultor de franquias. É ele quem vai oferecer todo o suporte, desde a busca por um ponto de venda até a análise de viabilidade de mercado.
Neste artigo, vamos explorar a importância do consultor de franquias, qual o seu papel e como sua expertise e orientação são relevantes para o franqueado e o sucesso de seu negócio.
Quem é o consultor de franquias e o que ele faz
O consultor de franquias atua como um parceiro estratégico, fornecendo orientação especializada e apoio prático para garantir que a unidade franqueada atinja seu potencial máximo. Seu papel é dinâmico e abrange uma variedade de áreas para promover o sucesso a longo prazo de toda a rede de franquias.
Entre suas atividades e expertise estão:
- Análise de Mercado
Auxílio na avaliação do potencial de mercado para a franquia em diferentes regiões e na identificação de oportunidades e desafios específicos de cada localização. Dessa forma o franqueado sabe que está entrando em uma rede que conhece o potencial da sua região, deixando seu investimento mais seguro.
- Treinamento e Capacitação
Este profissional apoia e incentiva o desenvolvimento e a implementação de programas de treinamentos para os franqueados e suas equipes, assegurando que todos os envolvidos compreendam os padrões e práticas da franquia. Estas, são ações fundamentais para o bom desenvolvimento e operação da unidade franqueada.
- Suporte na Gestão Operacional
Oferece assessoria na organização e na operação do negócio, desde a logística até o atendimento ao cliente. Também auxilia na implementação de melhores práticas para otimizar a eficiência operacional. Aprender o dia a dia do negócio com quem tem expertise, gera otimização de tempo e compreensão da operação diminuindo a incidência de erros.
- Desenvolvimento de Marketing
Este profissional colabora ainda, na criação de estratégias de marketing local e regional, além de apoiar a execução de campanhas publicitárias e promoções.
- Visual Merchandising
Auxilia ainda, no VM para que os padrões de estrutura física e até digital sejam seguidos regiamente pelo franqueado em prol do reconhecimento e posicionamento da marca perante o mercado.
- Avaliação de Desempenho
Ele monitora continuamente o desempenho da unidade de franquia e identifica áreas de melhoria e implementação de ações corretivas quando necessário. Esta é a prova que o franqueado não está sozinho, mas acompanhado de perto por um consultor de franquias interessado em ver o seu sucesso.
- Atualização sobre Tendências do Setor
Faz a manutenção de conhecimento atualizado sobre as tendências do setor e do mercado, e ainda, a recomendação de ajustes nas operações para se alinhar às mudanças do setor e da economia.
- Orientação Financeira
Este especialista está atento à saúde financeira da franquia uma vez que este aspecto é dos mais importante para o bom funcionamento da operação e da gestão da unidade. Ele busca apoiar os franqueados com conselhos pertinentes uma vez que tem conhecimento e experiência para fazer, inclusive, negociações com instituições financeiras, se necessário.
- Expansão da Rede
Ele identifica e avalia potenciais franqueados, apoiando na expansão da rede para garantir um crescimento sustentável.
- Cumprimento dos Padrões da Marca
O consultor de franquias garante que todos os franqueados estejam alinhados aos padrões e valores da marca. Além disso, fiscaliza para assegurar a consistência da experiência do cliente em todas as unidades. O grande diferencial da franquia aos olhos do consumidor é a padronização de serviços e produtos, por isso é importante a presença de alguém habilitado a verificar essa questão.
Agora que você sabe qual é o papel do consultor de franquias, entre em contato e saiba mais sobre a Di Santinni. Você vai ver que é um grande negócio ser um dos nossos franqueados.