Quando se pensa onde abrir uma loja, o empreendedor pode escolher entre uma loja de rua ou uma loja em alguns dos vários shoppings espalhados pelo Brasil. É inegável que tanto uma quanto a outra opção reservam para si vantagens e desvantagens que devem ser avaliadas de acordo com o público e questões de prioridade, como estacionamento e segurança, por exemplo.
Entretanto, segundo o presidente da Associação Brasileira de Franchising (ABF), André Friedheim, os shoppings, tradicionalmente, costumam ser um ponto de venda muito importante para as franquias. De acordo com ele, “o desenvolvimento de um alavancou o crescimento do outro”, afirma.
É sobre essa relação que vamos tratar aqui neste artigo. Nosso intuito é esclarecer para você o papel dos shopping centers na sustentação de uma franquia.
As vantagens dos Shoppings para as franquias
Para entender a importância dos shoppings para as franquias, vamos apresentar alguns dados da Associação Brasileira de Shoppings Centers (ABRASCE):
- Existem, até então, 628 shoppings no Brasil;
- Há 15 novos shoppings centers com previsão de inauguração até o final de 2023;
- O faturamento médio anual dos shoppings é R$ 191,8 bilhões;
- Há quase 116 mil lojas presentes em shoppings centers no Brasil;
Ou seja, a força dos shopping centers é inegável, tanto quanto a expansão desses centros comerciais por todo o país.
Conforme a ABF, só no ano de 2021, o volume de unidades de franquias aumentou em 9,1%, e um percentual considerável desse aumento foi com lojas em shoppings. Esse crescimento conjunto tem explicação: os shoppings atraem grande movimento de público disposto a comprar e com poder aquisitivo. Além do mais, o próprio ambiente de shopping é pensado para estimular as compras e o consumo.
Entre as vantagens de investir em lojas dentro de shoppings estão segurança, estacionamento, ambiente climatizado e grande fluxo de pessoas circulando em horário que varia das 9h até às 23h.
As vantagens das franquias para os shoppings
A relação shoppings e franquias é de mão dupla, em que os dois lados recebem vantagens. Para os shoppings, por exemplo, é bom receber franquias, entre outros motivos por que:
- A franquia, por ser uma marca já conhecida, atrai público desde a sua inauguração;
- Por ser um negócio pré-existente, com plano de negócio formatado, tende a apresentar faturamento e lucratividade mais rápido;
- Outras lojas se beneficiam da atratividade da loja franqueada, o que é bom para o shopping de maneira geral;
- O suporte da marca franqueadora, tanto na gestão quanto no marketing, diminui o risco de inadimplência;
- A força dos shoppings vem também da força das marcas de suas lojas, o que as franquias têm de sobra.
Essas são algumas das questões que fazem com que os shoppings busquem atrair franquias para os seus espaços. Nessa necessidade de atração, há espaço para as marcas realizarem boas negociações a fim de montarem seus pontos de vendas.
Das mais de 120 lojas da Di Santinni espalhadas por todas as regiões do Brasil, mais de 50 estão localizadas em shoppings. Alguns deles com até mais de uma unidade. Marcamos nossa presença nos centros comerciais do Brasil para expandir as nossas operações e consolidar cada vez mais a nossa marca.
Agora que você entende por que as marcas que mais estão presentes em shoppings são franquias, que tal abrir a sua franquia Di Santinni? Entre em contato conosco.