Ainda que você seja um exímio administrador, tenha experiência em gestão e trabalhado para outras empresas, é perfeitamente compreensível que mesmo com tantas qualidades você busque uma maneira mais segura de empreender.
Ter o próprio negócio pode ser bem desafiador, afinal são muitas questões envolvidas, desde definir o negócio a ser investido, contratar mão de obra, definir ponto de venda, escolher nome e marca, elaborar estratégia de posicionamento e divulgação e, claro, prospectar clientes e proporcionar uma boa jornada de compra, além de conhecer e combater a concorrência.
Realizar isso tudo começando do zero e sozinho realmente pode ser tão assustador que leva muita gente a desistir. Mas não você. Conheça os caminhos do franchising e empreenda sem medo.
Os desafios de quem busca empreender
Negócio grande ou pequeno, tanto faz, empreender é uma lista interminável de desafios para quem quer que seja. Contudo, isso não deve ser fator de desistência, mas o motivo para se buscar uma maneira mais segura de empreender.
São frequentes pesquisas e estudos sobre empreendedorismo na tentativa sempre de reforçar a importância para a economia, empregabilidade e, claro, a realização do sonho de milhares de pessoas de terem o seu próprio negócio.
A Endeavor realizou a Pesquisa Desafios dos Empreendedores Brasileiros, com o apoio da Neoway e coleta do Datafolha, e listou os 5 maiores desafios para quem empreende:
- Pessoas
A equipe de colaboradores é tida como o maior ativo da empresa. Afinal, são as pessoas que fazem tudo funcionar e, justamente por isso, costumam ser a parte mais difícil para os empreendedores. Segundo o estudo, formar um bom time de funcionários não costuma ser fácil. Os melhores são disputados por várias empresas, e os que estão por se formar precisam de tempo para estarem prontos. De uma forma ou de outra, é preciso investir em pessoas. O que o estudo apontou como maior dificuldade ainda foi a formação de líderes. As pessoas confundem cargos com perfil. Muitos profissionais têm cargos de liderança, mas não são bons líderes.
- Finanças
A gestão financeira é outro grande desafio. É preciso lidar com impostos, folha de pagamento, capital de giro, vendas, compras, créditos, parcelamentos, investimentos e gastos extras. Tudo isso sem perder o timming do funcionamento do negócio e levando em consideração a alta dos preços.
- Burocracia
Esse é um ponto que atravessa inúmeras questões, mas no empreendedorismo chega a parar ou impedir um negócio de nascer e até mesmo continuar. As questões legais e de regulação são as mais complicadas segundo os pesquisados. Definir a tributação fiscal, lidar com impostos e taxas ocupa uma boa parte da preocupação dos empreendedores.
- Inovação
Para se manter competitivo no mercado, é preciso inovar. Avaliar a concorrência, entender a demanda dos consumidores e aliar com as próprias condições do negócio nem sempre é uma tarefa fácil.
- Marketing e vendas
Monitorar mercado, planejar e executar ações de relacionamento e divulgação, lidar com a mídia, estudar os hábitos do consumidor entre outras tarefas ligadas ao marketing e às vendas, de acordo com o estudo da Endeavor, é o quinto maior desafio do empreendedorismo.
Entretanto, tudo isso pode ser amenizado e ser somente uma atividade e não necessariamente um desafio, caso você opte por um caminho mais seguro para empreender como o modelo de negócio de franquia.
Franquia, a maneira mais segura de empreender
As vantagens para empreender via franquia são muitas, vamos listar algumas:
- Fazer parte de uma grande rede e estar conectado com outros empreendedores;
- Investir em um modelo de negócio já existente, posto em prática, avaliado e que mostrou que eficácia;
- Começar um negócio com uma marca já reconhecida pelo mercado;
- Ter apoio e suporte desde a escolha do ponto comercial, projeto arquitetônico, capacitação e treinamento de equipe mais consultoria regular após a inauguração;
- Fazer parte de uma rede chancelada pelo prêmio de excelência da ABF
- Ter acesso a campanhas de marketing e vendas elaboradas pela franqueadora.
A Di Santinni ainda oferece um departamento totalmente voltado para inovações tecnológicas e automação, a experiência de mais de 43 anos no mercado, as melhores marcas de calçados, uso de omnichannel eficiente, cartão de crédito próprio, mais de 120 lojas em todo o país e 11 milhões de pares de sapatos vendidos ao ano.
Se a franquia é a maneira mais segura de empreender, a Di Santinni é também a mais rentável.
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